segunda-feira, 24 de março de 2008

"Hino à Natureza"

Num dos post editados anteriormente foi apresentada a descida da ribeira do Seixal em canyoning, nomeadamente da sua parte inferior que se desenrola desde a levada com o mesmo nome até à zona da vereda do Lombo Barbinhas. (http://terramaislindadomundo.blogspot.com/2008/02/descida-da-ribeira-do-seixal.html). Desta feita, vou-vos apresentar imagens da mesma ribeira só que do troço superior que se inicia no Paúl da Serra e desce até à referida levada.
Com a Sorte de realizar este percurso num dia limpo e consequentemente lindo, foi possível disfrutar de magníficas paisagens de lagoas, de cascatas, laurissilva, gargantas de um verde tal que transpira vida, de um vermelho da rocha pouco vulgar, enfim... um hino ao que de melhor temos na nossa Laurissilva, na "nossa" Natureza.



Este troço superior do canyoning da Ribeira do Seixal é um pouco extenso. Temos que percorrer um percurso com aproximadamente 2 km de extensão, em que é necessário ultrapassar cerca de 28 ressaltos que prefazem um desnível de mais ou menos 570 m.



Uma imagem curiosa...
Fotos de: lfsx; D. Silva; R. N.

quinta-feira, 13 de março de 2008

"Abertura" de Ribeira

Dando continuidade à apresentação de alguns dos itinerários de canyoning existentes no Seixal, este espaço, vem dar a conhecer uma descida ainda pouco conhecida por praticantes desta modalidade. A Ribeira da Cova do Cassapo


Pouco Conhecida porque foi explorada e equipada para realizar descidas desportivas ha bem pouco tempo, mais concretamente, desde o dia 07 de fevereiro.


É um canyoning que conta com um total de 12 ressaltos, tendo o maior cerca de 28 metros de altura. É um percurso envolto por floresta Laurissilva desde o seu início até ao fim. Para aceder ao seu princípio é necessário subir pela vereda das voltas cerca de 30 minutos. Para a realização da descida gasta-seem média cerca de 2h a 2h30.

Fotos de: lfsx; DS
De referir que adoptamos o nome deste canyoning para "canyoning das voltas de Matilde" em homenagem à menina "mais linda do mundo" (para um dos intervinientes)

quinta-feira, 6 de março de 2008

A cor do Mar

Todos sabemos que o Mar é Azul... Será ???


Estas imagens mostram um espectáculo de ondas de grande beleza, mas não conseguem transmitir a sensação de observá-las ao vivo com os sons, os cheiros e a adrenalina de ver tais paredes de água a "ganhar vida" e galgar o que aparece à sua frente.



O Belo muito depressa pode-se transformar em Pesadêlo...

Fotos de: lfsx

terça-feira, 4 de março de 2008

Lagoas


Embora não muito fáceis de observar, existem várias lagoas que se situam desde a orla marítima até às proundezas da floresta Laurissilva.
Devido à sua localização algumas são mais conhecidas.


Algumas atingem proporções consideráveis, como é o caso de uma das lagoas do Fanal, que em dias de Inverno enche, deliciando os olhos de quem lá passa e a observa.


Outras são lagoas mais pequenas e "escondidas", mas que são de uma beleza tal que merecem todo o "esforço" de deslocação para as contemplar.



Junto ao mar temos algumas lagoas que se formam a partir da água das ribeiras que, na sua foz, e antes de desaguar no mar, desenham espelhos de água que nos enriquecem o olhar. Por outro lado temos a lagoa semi artificial de água salgada que foi formada através da intervenção do homem aproveitando as rochas e os cabeços existentes na costa.

Fotos de: lfsx