sábado, 28 de junho de 2008

Madeira Genuína

Continuando a mostrar imagens desta magnífica modalidade desportiva que é o canyoning.


Natação, caminhada, saltos para piscinas naturais, tobogãs naturais, descidas em rapel (utilizando cordas) sob a água das cascatas... enfim o contacto previligiado com a Natureza e contemplação de explendorosas paisagens escondidas pelas entranhas da Laurissilva.




Velhos Encantos

Decorre a XXI Volta à Madeira em automóveis antigos ou para ser mais correcto... Clássicos. Durante esta sexta feira, dia 27 de Junho, a comitiva fez paragem no cais do Seixal, aproveitando para almoçar nas instalações do Clube Naval. A chegada das relíquias, bólides com muito ainda para andar despertou a atenção e o interesse de muitos curiosos locais, visto movimentar um número apreciável de pessoas numa organização bem conseguida (pelo manos aos olhos de quem, como eu, está por fora do cerne do evento).Enfim, as imagens que se seguem mostram um pouco do que se passou e do que se viu numa sexta feira à tarde diferente de outras.

Chegada das máquinas


Belezas antigas

tipo desportivo

tipo "gangster"
tipo "faz tudo"
painel de controlo


Promenores de Luxo


Fotos de: lfsx

quarta-feira, 11 de junho de 2008

"A MAIOR"

Pois é... finalmente surgiu a oportunidade de realizar a descida da Ribeira da Água do Vento. Dizendo assim, não nos apercebemos do que representa esta descida. É simplesmente o itinerário de canyoning que possui o maior rapel da Ilha da Madeira. Apesar de não ser a maior vertical (existem duas com aproximadamente 210 metros fraccionados em vários rápeis) é sem dúvida a maior descida em uma só vez... 160 metros sempre a abrir num fiozinho de Aranha depois de descer 10 a 15 metros em fraccionamentos na vertical de 170 metros.


Cabeceira da mega cascata

Descida do último elemento

Pois é, como referi no início, aproveitei o facto de estarem cá uns amigos espanhois, que trouxeram corda suficiente para realizar esta descida, para descer a Ribeira da Água do Vento mais conhecida no meio do canyoning, como a mega (percebe-se porquê). Apesar de começar na zona do paúl da serra, mais virado para o vale do Chão da Ribeira, e de os três espanhois começarem a descida do seu início, eu e outro colega seixaleiro descemos apenas a parte inferior, que começana levada do norte. Subimos a íngreme vereda com o nosso material e com a corda de 170 metros. Pelo caminho pudemos apreciar a beleza da orquídea da Madeira (se bem que não observamos nenhuma branca), para depois entrarmos na ribeira vivermos as emoções das descidas. De referir que é um itinerário muito agradável e bonito, se bem que as nossas atenções vão, inevitavelmente para a cascata de 170 metros. Despois desta, as seguintes de 14, 65 e 45 metros pareceram-nos "minusculas".
Orquídea da Madeira

última cascata da parte superior



topo da "maior"

Promenor dos fraccionamentos

"formigas espanholas" no fundo

cascata posterior mas sempre com a mega ao fundo

última cascata do itinerário
Fotos de: lfsx