quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Pobre Barbinhas...

Numa das primeiras mensagens deste blog, dei a conhecer o barbinhas ( http://terramaislindadomundo.blogspot.com/2008/01/o-barbinhas.html ), como sendo um sítio que transmite uma sensação de paz e de tranquilidade. Pois bem, a pequena cabana que se encaixava no verde da paisagem e que enriquecia até a beleza do local, essa pequena cabana deixou de existir!
Desmurunou...? Antes fosse... Destruíram o Barbinhas!!! Não sabendo o porquê, ou tal razão, transformaram esta cabana de construção em pedra e cal e desenho tradicional numa casa de blocos sem qualquer enquadramento na paisagem, roubando o pouco espaço de "quintal" que circundava a cabana e que servia para estar a descansar e a observar a paisagem, para o convívio entre quem lá fosse. Agora, todo esse espaço está ocupado por um monstro de betão intocável... qual pdm, qual srf, qual eem... ali quem manda é o betão!!! manda e fere a vista de quem lá passa e não percebe o porquê de tamanha "moradia"...

Antes:






Agora:












Depois:
?????????????

A Furna Feia

A meio de uma zona de floresta de urze e laurissilva encontra-se uma gruta que aparentemente abateu, dando assim oportunidade a que se formassem duas entradas no que parece ter sido um tubo vulcânico... (?)

De facto, nos cerca de aproximadamente 50 a 70 metros de profundidade que uma das entradas permite alcançar, são visiveis vários tipos de rochas, e formações rochosas idênticas às observadas nas "Grutas de São Vicente". Claro está, que para observar estas formações rochosas é necessária uma lanterna, pois a escuridão apodera-se do espaço poucos metros após a entrada.







Fotos de: lfsx

A outra entrada aparentmente não tem tanta profundidade... aparentemente pois torna-se muito estreita e não permite a passagem para a sua observação.

Afluente do Pé das Voltas

Aquando da abertura da ribeira do Pé das Voltas, observamos a existência de um pequeno afluente que embora, nesta altura do ano, apresentasse pouca água, parecia ser muito interessante. Assim, malhor que parecer é ser... mãos à obra e abetrura.




De facto, as expectativas foram ultrapassadas. É um percurso muito bonito, que conta com cerca de 5 ressaltos sendo que o maior está repartido em três ancoragens de vários pequenos ressaltos cada. É um percurso muito verde, com luxuriosa floresta. Após confluência com a ribeira do Pé das Voltas, realizam-se os últimos dois ressaltos da mesma: o T6 m e a última cascata de 12 m.

Fotos de: HG, DS, lfsx

Pé das Voltas

Dando continuação a um trabalho de prospecção e estudo de novos itinerários de canyoning, "descobrimos" e equipamos este pequeno ribeiro de seu nome Pé das Voltas. É um canyoning com cinco ressaltos, quatro dos quais ultrapassados utilizando manobras de corda. Encontra-se em plena floresta Laurissilva e é o que se pode chamar um canyoning de floresta.






Apesar de pequeno apresenta zonas muito bonitas e cascatas interessantes, tendo a maior cerca de 20metros de altura. Este Canyoning foi aberto por uma equipa constituída por quatro elementos: o Duarte, o Hugo, eu próprio e o Rui...

Fotos de: HG, DS, lfsx

Eira da Mata 2

Um pequeno vídeo para tentar mostrar um pouco melhor a sensação de estar neste maravilhoso local...


video de: lfsx

domingo, 10 de agosto de 2008

Eira da Mata



Não é mais que uma pequena porção de terra com dúzia e meia de metros, mas que se situa no local mais priviligeado para observar quase a totalidade da encosta norte da Ilha da Madeira. O contraste de todos os verdes da floresta e da imensidão azul do mar em "nossos pés", fazem deste local de difícil acesso um dos mais bonitos desta terra.




A caminhada foi longa e um pouco penosa, visto que dos 19 Km percorridos, 14 foram em subida. Uma vegetação centenária de floresta laurissilva no início e na parte final da jornada, e de floresta de altitude (urze) durante a parte intermédia, fizeram com que o sol, que nos brindou com a sua presença, não nos dificultasse a caminhada.

Fotos de: lfsx