terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Cai o Véu...

Pois é... como anunciado publicamente, nos diferentes meios de comunicação social, a encosta do "Véu da Noiva" (última cascata da Ribª de João Delgado) está a cair. Até este momento, aparentemente, ainda não causou estragos na ribeira ou na própria cabeceira da cascata, mas o mesmo não se pode dizer da base da cascata nem das 7 "janelas" que serviam para observar o mar, dar luz natural ao túnel e para montar vias para os praticantes de canyoning poderem jumar e subir até à estrada.

Infelizmente é este o cenário dos últimos tempos com pequenas derrocadas a mostrar a instabilidade da encosta.

Resta esperar pela estabilização da encosta e averiguação dos efeitos que esta derrocada teve numa das paisagens mais bonitas da Costa Norte, e num dos itinerários de canyoning mais bonitos, desejados e emblemáticos da Ilha da Madeira.
Fotos de: lfsx

2 comentários:

Anónimo disse...

É verdadeiramente triste....uma imagem de cartaz da Madeira (não só o véu da noiva mas como a estrada da rocha) neste lamentável estado. É certo que dia menos dia isto poderia/iria acontecer, mas não duvido que a ajuda humana na interferência com a natureza (utilização abusiva de dinamite) tenha acelerado o processo....Quem por lá passou que guarde bem as memórias pois tão cedo não voltará a passar, ou mesmo nunca mais. Gostava de saber o que é que a "Via Expresso" fará neste caso. Alegará que a escarpa encontra-se com falta de segurança (mesmo passados meses ou até anos arrisco a dizer) para proceder à limpeza ou até estudos de estabilidade????
Bonita paisagem que os visitantes da nossa bela terra poderão ver durante uns bons anos....isto tudo sem falar no impacto que a terra vai ter na diversidade biológica marítima...será que vamos ter mais uma praia da jamaica mas em vez de jamaica chamar-se "Ceroulas"???
É triste.....:(

Anónimo disse...

OLA SOU DA TERRA ..
AINDA BEM KE NAO CHEGOU A CAIDA DA AGUA KE ISSO E A BONITEZA DOS ENGLESES E UMA DAS PARTES MT FAMOZAS DO SEIXAL ...