segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ribeira da Água Negra

Embora não tenha a certeza se esta ribeira se encontra dentro dos limites geográficos do Seixal, achei por bem colocar este post pois, é, de facto, um bonito percurso de canyoning.
Fomos com a intenção de reequipar o percurso superior, visto ter sido aberto (não sabemos ao certo por quem) utilizando maioritáriamente amarrações naturais que pela sua localização, desviavam os rapeis das cascatas e, por vezes, obrigavam a alguns roçamentos (no mínimo) incómodos para a corda.

O dia estava um pouco cinzento e frio, e para nos dificultar a tarefa de encontrar o trilho (no chão do Paúl da Serra)estava um denso nevoeiro que limitava o campo de visão a umas dezenas de metros.
Assim, fomos "obrigados" a entrar mais cedo no leito da ribeira e avançar pouco a pouco até chegar à primeira cascata (indo pelo trilho, marca a entrada na ribeira e inicio da descida).
Foram colocadas algumas ancoragens M10 e M8 (para facilitar a recuperação de corda e para "fugir" aos roçamentos) e substituídas algumas fitas com maillon.
À medida que o tempo foi passando, o nevoeiro foi levantando e quando chegamos às grandes verticais (início da parte equipada por Antoine Florin), já o sol nos fazia companhia. Ainda bem, pois a água das inúmeras lagoas, que nos obrigavam a nadar, estava bem fria...



Fotos de: lfsx

Sem comentários: