segunda-feira, 25 de maio de 2009

Abertura da Ribeira das Laginhas

Esta é uma ribeira que em Dezembro de 2008 foi, por nós, aberta apenas na sua parte inferior. Resultou num interessante e bonito canyoning, mas um pouco curto. Nessa primeira incursão ficamos logo interessados pela parte superior já que olhando para montante vimos um vale aparentemente muito bonito e imponente.
A sensação de sermos as primeira pessoas a passar por sítios de beleza singular, "floresta virgem",é, para amantes da Natureza e desta modalidade, única e extremamente satisfatória apesar do trabalho e esforço necessário (devido ao peso que temos que transportar).
Foi à procura dessa sensação que partimos bem cedo (7h30 - ponto de encontro) para uma jornada que se adivinhava longa e, claro, incerta.
Equipados com cordas (longas), material de parede (alguma quantidade), corda para abandonar e berbequins, além de todo o equipamento individual, 1ºs socorros e, claro, comida, começamos (bem carregados) a descida pelo trilho de acesso ao início do canyoning. Trilho este "descoberto" após prospecção realizada uns dias antes.

O início da descida é por entre uma floresta de altitude com muita urze de vassoura. Após alguns ressaltos começa-se a encontrar uma vegetação diferente e o vale abre-se um pouco mais, pondo a descoberto um manto de laurissilva muito bonito. Uma sequência de pequenos destrepes e ressaltos fazem com que esta secção seja técnicamente fácil.
Depois, encontra-se uma sequência de 4/5 ressaltos (com aproximadamente 25/30m) numa garganta de floresta que tornam esta descida muito bonita e, como tecnicamente não apresentam grandes dificuldades, acessível. Após estas gargantas chega-se à parte inferior, já equipada.


Fotos de: lfsx

Praia da Laje

Estamos no fim de Maio, e, apesar de ser a muito custo, o tempo vai aquecendo e começamos a ter alguns dias que já nos lembram o Verão.
Numa tarde com poucos afazeres, decidi dar um saltinho até à praia da Laje e aproveitar o sol que nos bindava com uma luz que acentuava todas as cores e tons dos azuís do mar e do céu, os verdes das algas e do lodo ...
Aqui ficam algumas imagens deste sítio muito agradável e propício a quem gosta e deseja passar algum tempo na praia a desfrutar o areal.



Fotos de: lfsx

Ribeira da Água Negra

Embora não tenha a certeza se esta ribeira se encontra dentro dos limites geográficos do Seixal, achei por bem colocar este post pois, é, de facto, um bonito percurso de canyoning.
Fomos com a intenção de reequipar o percurso superior, visto ter sido aberto (não sabemos ao certo por quem) utilizando maioritáriamente amarrações naturais que pela sua localização, desviavam os rapeis das cascatas e, por vezes, obrigavam a alguns roçamentos (no mínimo) incómodos para a corda.

O dia estava um pouco cinzento e frio, e para nos dificultar a tarefa de encontrar o trilho (no chão do Paúl da Serra)estava um denso nevoeiro que limitava o campo de visão a umas dezenas de metros.
Assim, fomos "obrigados" a entrar mais cedo no leito da ribeira e avançar pouco a pouco até chegar à primeira cascata (indo pelo trilho, marca a entrada na ribeira e inicio da descida).
Foram colocadas algumas ancoragens M10 e M8 (para facilitar a recuperação de corda e para "fugir" aos roçamentos) e substituídas algumas fitas com maillon.
À medida que o tempo foi passando, o nevoeiro foi levantando e quando chegamos às grandes verticais (início da parte equipada por Antoine Florin), já o sol nos fazia companhia. Ainda bem, pois a água das inúmeras lagoas, que nos obrigavam a nadar, estava bem fria...



Fotos de: lfsx

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Inferno

Passado algum tempo, e um inverno desde a descida da Ribeira do Inferno (já referenciada anteriormente no blog), realizamos a descida da mesma com o intuito de... 1º usufruir, 2º colocar/substituir amarrações estragadas devido às cheias do Inverno, 3º actualizar o croqui.
O dia amanheceu cinzento, mas próximo da hora de início começaram-se a ver abertas que deram outra luz ao itinerário.
Sendo, na minha opinião, um dos canyonings mais bonitos e imponentes (não pela componente técnica, mas sim paisagística), deixo algumas imagens, que servem mais do que todas as palavras que podería dizer...







Efeitos das cheias do Inverno

Fotos de: lfsx

Poço do Candeeiro

Esta tarde de Sexta feira serviu para dar um saltinho até ao Poço do Candeeiro... Já lá não ía há algum tempo.
O dia estava cinzento, mas ainda assim deu vontade de saltar para a água e nadar um pouco... não levei o neoprene... fica para a próxima.
Fotos de: lfsx